Ainda existe um lugar, na Terra, onde o homem jamais pisou. Ele se chama Ridge A (Cordilheira A, em inglês), fica a 4 mil metros de altitude- 30 % mais alto que a cidade de La Paz, na Bolívia) – e está a 600 quilômetros do Pólo Sul. Mas a principal característica deste lugar, que acaba de ser revelado por imagens de satélite, é outra: Ridge A é o ponto mais frio da face da Terra, com temperatura média de 70 graus negativos. Até então, acreditava-se que o lugar mais frio do mundo fosse o lago Vostok, na Antártida, que chegou a registrar 90 graus negativos.
Mas isso foi uma exceção. ”Na média, Ridge A é muito mais frio que o lago Vostok ou qualquer outro lugar conhecido’ afirma Will Saunders, astrônomo da Universidade de New South Wales e descobridor do lugar. Ridge A é muito hostil pra vida – se é que existe alguma por lá –, mas perfeito para ciência. O céu extremamente limpo, com poucas nuvens e sem água (a umidade relativa do ar é praticamente zero), faz de Ridge A um lugar perfeito para a instalação de um telescópio. “É o lugar mas próximo do espaço que você pode alcançar sem sair da Terra”, afirma o cientista atmosférico Patrick Minnis, da NASA.
O telescópio de Ridge A será 3 vezes mais nítido do que qualquer outro instalado no planeta e terá imagens tão boas quanto as do Hubble. A primeira expedição a Ridge A está prevista para este ano, o telescópio será construído pela China e pela Austrália, dona do território. Quando ficar pronto em 2012 será controlado a distância por um sistema de computadores – o lugar é inóspito demais para viver. A descoberta é o último passa de uma corrida científica no Polo Sul, que vai ganhar telescópios construídos pelos Estados Unidos, pela Itália e pela França.
Fonte: Superinteressante