A maior profundidade conhecida do oceano é a fossa das Marianas, no Pacífico, medindo 11.500 metros; o homem já conseguiu descer 11 mil metros dentro dessa fossa.
A mais profunda depressão oceânica é a fossa das Marianas, localizada na região das Ilhas Marianas, no oceano Pacífico, 5.300 quilômetros a leste do Havaí. É uma espécie de vale submarino, atingindo na sua parte mais profunda 11.500 metros – ou sete vezes mais que o Grand Canyon, no rio Colorado, nos Estados Unidos. O recorde de profundidade foi obtido em 23 de janeiro de 1960 por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha norte-americana. A bordo do batiscafo Trieste, submersível militar norte-americano, desceram 11 mil metros dentro da fossa das Marianas.
Para se ter idéia do que representa a profundidade da fossa das Marianas, o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, tem 8.850 metros de altura e se ele fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros para alcançar a superfície.
Nenhum comentário:
Postar um comentário